Cidadania Digital
A Cidadania Digital pode ser definida como o adequado uso das tecnologias. Esta consiste na prática, por parte do indivíduo, dos direitos e deveres sociais, civis e políticos. A prática da cidadania digital exige a ação de alguns fatores que possibilitam ao indivíduo usufruir legalmente de todos os benefícios proporcionados pelas tecnologias. Tais como:
Etiqueta digital- trata-se do modo adequado que o individuo se comporta num espaço virtual como por exemplo o uso de linguagem apropriada. Comunicação digital- está relacionado com as trocas de informações entre os utilizadores através de meios como as mensagens, o e-mail, e redes sociais.
Literacia digital- designa o uso eficaz da tecnologia digital, tal como os computadores, as redes informáticas, e os telemóveis.
Acesso digital- consiste em disponibilizar para todos os cidadãos, a oportunidade de ter acesso às tecnologias de informação e comunicação.
Comércio digital- corresponde ao ato de compra e venda de produtos e serviços que são feitas por meio digital.
Lei digital- corresponde ao estabelecimento de leis que impede certas atitudes.
Direito e responsabilidade digital- está associado á liberdade, e privacidade que cada utilizador tem direito.
Saúde e bem-estar digital- está relacionado com a procura do equilíbrio entre o uso das tecnologias e a promoção de hábitos saudáveis, evitando o surgimento de problemas visuais e lesões.
Segurança digital- diz respeito a preocupações para garantir a segurança.
Comentários
Enviar um comentário