Padrão Codificação de Caracteres


Padrão Codificação de Caracteres

Uma codificação de caracteres é um padrão que combina um conjunto de caracteres  com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e sua transmissão através de redes de telecomunicação.


Código ASCII

 O nome ASCII vem do inglês American Standard Code for Information Interchange 

ou ”Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação”.

O código ASCII é um código que foi criado com o principal objetivo de reunir caracteres alfabéticos e numéricos em computadores. Este é baseado no alfabeto romano e sua função é padronizar a forma como os computadores representam letras, números, acentos, sinais diversos e alguns códigos de controle.

No ASCII existem apenas 95 caracteres que podem ser impressos, são numerados de 32 a 126 sendo os caracteres de 0 a 31 reservados para funções de computador. Alguns caracteres acabaram caindo em desuso pois eram funções específicas para computadores da época como as máquinas de escrever eletro-mecânicas, fitas de papel perfurado e impressoras de cilindro.






Código Unicode

Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. Este padrão consiste de pouco mais de 138 mil caracteres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, uma enumeração de propriedades de caracteres como caixa alta e caixa baixa, um conjunto de arquivos de computador com dados de referência, além de regras para normalização, decomposição e ordenação alfabética. 











Webgrafia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Licenças Creative Commons

Cidadania Digital

História Infantil ( A aventura do António e da Joana)